Magazine

terça-feira, 26 de julho de 2011

SERRA PELADA: Parlamentares vão apurar acordo de lavra

No dia 11 de agosto, uma comissão temporária extrema formada por seis parlamentares e três suplentes da Assembleia Legislativa do Pará vai à Serra Pelada acompanhar de perto as negociações entre a empresa canadense Colossus Mineração e a Cooperativa de Mineração de Garimpeiros da Serra Pelada (Coomigasp).
A comissão foi formada após a casa parlamentar receber denúncias de várias entidades representantes dos garimpeiros sobre irregularidades no contrato de lavra. O presidente do Instituto Sócio Ambiental dos garimpeiros do Brasil (ISGB), Fernando Marculino Guimarães, questiona a redução do percentual de participação dos garimpeiros na produção de extração de minério da Colossus de 45% para 25%.
Ele conta que a Colossus fez um acordo no dia 8 de julho de 2007 e na semana seguinte mudou os percentuais, passando 75% do lucro da produção para si e apenas 25% para a cooperativa. “Eles não comunicaram ninguém. Esse contrato é ilegal e vamos lutar para desfazer esse contrato”. O DIÁRIO tentou contato com a Colossus, sem sucesso. 

Um comentário:

  1. oi gostaria q vc me ajudase a em contra meus tio, ele sairão para trabalha na serra pelada, aquase 20 anos, ate hoje estivemos poucas noticias deles um se chama edilson pallino de oliveira e o outro naldo paulino de oliveira eles são de apodi rn em contrei uma fixa de edilson com o nome da rua q e jaruna n° 06 pa caso o amigo conheça alguem com esse nome entre em contato pelo email solonfisica@hotmail.com, desde ja agradeço...valeu abraço.

    ResponderExcluir