Magazine

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Atos a favor de Carajás marcam desfile de 7 de Setembro

O desfile em Marabá, este ano, teve um diferencial: foi marcado por manifestações a favor da criação do Estado do Carajás. Várias escolas utilizaram o tema em bandeiras, camisas, cartazes e faixas. A parada cívica contou com a presença de milhares de pessoas ao longo da avenida Antônio Maia, centro comercial do município.
Após o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos, o desfile de 7 de Setembro teve início com apresentação da Banda Marcial de Marabá, seguida por alunos do Centro de Formação do Ensino Fundamental do Cine Marrocos.
Também participaram do desfile em homenagem à Pátria, a Apae, Obra Kolping, Projeto Reviver, Casa da Cultura, Secretaria de Saúde, Igreja Adventista, Assembleia de Deus, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Encerrados os desfiles, cerca de cinco mil pessoas invadiram a avenida, com gritos de “sim” e usando camisas e bandanas com o número 77, deflagrando campanha em favor da “Independência” da região, em relação a Belém.
O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, lembrou que este ano aumentou o público para assistir ao desfile. “As pessoas vieram mesmo para esse momento cívico e cultural de 7 de Setembro”, disse.

SANTANA
Em Santana do Araguaia, sul do Estado, o desfile escolar reuniu cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino. O evento, que contou com o apoio da Polícia Militar e percorreu as principais ruas e avenidas do centro da cidade, chamou a atenção para temas atuais como o trânsito e cidadania, preservação da natureza e do meio ambiente, prevenção e combate às drogas e a importância da criação do Estado do Carajás.
Apesar dos esforços dos educadores, constata-se no meio empresarial a ausência de maior patriotismo e respeito aos feriados
nacionais e regionais. Durante o desfile cívico, muitas lojas mantiveram suas portas abertas. Alguns comerciantes alegaram o fato do município estar passando por uma grave crise econômica, como justificativa da decisão de funcionar normalmente. 

Conceição do Araguaia comemorou em grande estilo o 7 de Setembro. Cerca de 1.500 pessoas, entre estudantes e representantes de entidades civis e militares, participaram do desfile. Ao todo, 22 escolas, além da Polícia Militar e dos desbravadores, que representam a Igreja Adventista, abrilhantaram o evento. 

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário