Sobre o Rio Mojuzinho está sendo construída a ponte que liga as rodovias PA-263 e PA-150, beneficiando os municípios de Goianésia do Pará e Tucuruí. A ponte tem 161 metros, e deverá ser concluída em maio.
No nordeste do Estado, a ponte sobre o Rio Capim interligará a PA-252 e a BR-010 (Belém-Brasília), entre os municípios de Mãe do Rio e Concórdia do Pará. Com 560 metros, a ponte deverá ser concluída em dezembro de 2014.
A ponte sobre o Rio Miri, na PA-151, começará a ser construída em abril deste ano, com previsão de conclusão em dezembro do próximo ano. A obra, com 569 metros de extensão, ligará os municípios de Igarapé-Miri e Cametá.
Melhoria no tráfego
Segundo o secretário de Estado de Transportes, Eduardo Carneiro, as pontes substituirão as antigas pontes de madeira e as travessias feitas por barcos, melhorando o tráfego entre as regiões, com a diminuição do custo e do tempo de viagem.
“Todas essas pontes serão construídas em estradas já pavimentadas e, com certeza, facilitarão o tráfego de veículos. Estamos optando pelas pontes de concreto, mas existem algumas situações em que o vigamento pode ser metálico com a infraestrutura em concreto”, explica o secretário.
Mais 22 pontes, com extensões que variam de 10 a 90 metros, deverão ser concluídas neste ano. Deste cronograma constam a ponte sobre o Rio Carrapatinho II, Igarapé Canoas e Rio Cutitinga, na PA-102; sobre os rios Breique, Povoado, Piriá e Menudo, na PA-125, na região do município de Paragominas; sobre o Igarapé Itá e Rio Caraparu, na PA-140, interligando os municípios de Santa Izabel do Pará e Bujaru; sobre os igarapés Urumansal e Acapu, na PA-151; Igarapé Guajará de Beja e Rio Arapiranga, na PA-409; Rio Arraia, na PA-287; Rio Guamá, na PA-124, que vai melhorar o acesso do município de Capitão Poço à localidade Boca Nova; Rio Livramento, na PA-242, facilitando o tráfego até o município de Nova Timboteua, e as pontes sobre os rios Capanema e Peixe-Boi, ambas na PA-242, interligando os municípios de Peixe-Boi e Capanema.
(Pablo Almeida)
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