Com o objetivo de usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania, a 18ª edição do projeto Ação Global acontece no Ginásio Pólo Esportivo do município de Tucuruí no próximo sábado, dia 14, das 9 às 17 horas. O grande mutirão de cidadania é um projeto do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da TV Liberal/Rede Globo, criado em 1995, que acontece simultaneamente em 30 cidades brasileiras e no Distrito Federal.
Em um mesmo dia e local é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico gratuitamente. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte. 'É um reflexo do processo de cidadania. Nesse dia, as pessoas podem se beneficiar com serviços gratuitos que, inclusive, podem ter dificuldades no dia-a-dia, seja financeira ou por falta de tempo', afirma a coordenadora Regional do Projeto pelo Sesi, Jacilaine de Souza.
Este ano, a coordenação do evento pretende realizar cerca de 30 mil atendimentos e beneficiar mais de 15 mil pessoas do município. Para isso, vai contar com a participação de mais de 1,5 mil voluntários de cerca de 40 entidades parceiras, como a Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, as secretarias da prefeitura de Tucuruí e demais entidades não governamentais. Segundo o coordenador Regional do Projeto pela TV Liberal, Gilberto Bentes Júnior, é a primeira vez que o município de Tucuruí será atendido pelo projeto. 'Estamos fazendo o projeto lá para que as pessoas distantes da capital também possam ter acesso a todos esses tipos de serviço', diz.
No dia serão oferecidos serviços de consultas médicas e odontológicas, como medição da pressão arterial, teste de HIV com resultado na hora e acompanhamento psicológico, medição de colesterol e vacinação. Os participantes também poderão ter acesso à emissão de documentos fundamentais, desde certidão de nascimento até carteira de trabalho. Além disso serão desenvolvidas atividades de educação, esporte e lazer. O Sesi levará uma equipe de educadores físicos para coordenar torneios esportivos, como jogos de futebol de travinha, apresentações de artes marciais e oficina de xadrez. Uma extensa programação cultural com shows de bandas regionais e apresentações artísticas também foi preparada para o público se divertir durante o evento.
Em 2010, o Ação Global foi realizado no município de Barcarena, onde contou com a participação de 126 parceiros, entre empresas industriais e organizações não governamentais, e mais de 1,9 mil voluntários que contribuíram com a realização de mais de 60 mil atendimentos para mais de 12 mil pessoas.
Fonte: O Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário