Magazine

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Prefeitura de Eldorado do Carajás lança programa de obras



Entre os programas estão Minha Rua com Asfalto, Eldorado que Lê e Lixo Renovável

O sábado, dia 11 de junho, foi de muita festa, eventos culturais e ações sociais em Eldorado do Carajás (PA), além de um ato em defesa do Estado de Carajás, cujo plebiscito – para saber se a população paraense concorda ou não  com a divisão do estado – já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. O evento, que começou pela manhã e terminou à noite, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo deputados federais e estaduais, secretários municipais, funcionários públicos, empresários, moradores e estudantes da rede pública de ensino.
Os primeiros atos do dia foram: sanção da Lei de Regularização Fundiária; assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Eldorado do Carajás); assinatura do Termo de Cessão de Área Pública para a Cooperativa dos Catadores de Lixo; assinatura do decreto de entrega da portaria que trata da efetivação dos funcionários públicos concursados; promulgação da Lei que concede uma área para a Cooperativa de Economia Solidária Transportes Alternativos para Passageiros em Eldorado do Carajás – Cooper Solidária; entrega de título definitivo de lotes urbanos, e entrega de casas populares.
Participaram da cerimônia de assinatura de atos, além do prefeito do município   Genival Diniz (PT) e secretários municipais, o presidente da Associação dos Moto-Taxistas, Damansceno; a presidente da Apae de Eldorado, Jucélia Ramalho, e o diretor do Departamento de Recursos Humanos da prefeitura municipal, Aelton, e servidores municipais.
Depois, o prefeito Genival fez o lançamento de cinco programas da prefeitura: Minha Rua com Asfalto; Eldorado que Lê; 1ª Feira de Educação Ambiental; Produzir Mais e Lixo Renovável.

Educação

O prefeito anunciou ainda a realização de obras na área de educação. Serão ampliadas e reformadas as seguintes escolas: José Carlos, na Vila Gravatá; Liberdade, na Vila Castanheira; Benevídia e Santa Luzia (Bamenrindus).
Serão construídas cinco escolas: São José (PA Cabanos); Inajá (PA Tancredo Neves); São Bento (PA Canudos); José Bonifácio (PA Canudos) e Escola Setor 1.
Genival Diniz anunciou também que serão adquiridas 1.256 carteiras escolares; um ônibus escolar, que será entregue em setembro deste ano, e a implantação de telecentros nas escolas.

Saúde

Na área de saúde foram anunciadas as seguintes medidas:
Reforma de postos de saúde;
Construção de posto de saúde no setor 5;
Entrega de três ambulâncias;
Anúncio da construção do posto de saúde da Abaetê;
Funcionamento do Sistema de Água da Vila Betel.

Agricultura

No que se refere à agricultura, a prefeitura de Eldorado do Carajás anunciou a aquisição de três tratadores agrícolas; um veículo para apoio aos apicultores (criadores de abelhas); equipamentos para apicultores e aquisição de gêneros alimentícios para alimentação escolar, por intermédio do Pronaf, que é o Programa Nacional de Agricultura Familiar, implantado e administrado pelo governo federal.

Meio Ambiente

Duas ações na área de meio ambiente foram anunciadas no sábado: construção da praça ecológica (igreja matriz) e projeto Lixo Renovável.
Houve ainda a votação – pelos moradores – para escolha das ruas que receberão benefícios da prefeitura, como, por exemplo, asfalto ou rede de esgoto.

Estado de Carajás

À noite, foi realizado um grande ato político em prol da criação do Estado de Carajás, cujo plebiscito já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Participaram do evento o prefeito de Eldorado do Carajás, Genival Diniz (PT); os deputados federais Zé Geraldo (PT) e Asdrúbal Bentes (PMDB) – hoje Secretário da Pesca do Estado do Pará; o deputado estadual João Salame; o presidente da Comissão Brandão de Marabá, José Soares, e o presidente da Comissão Brandão em Eldorado, Jair do Campo.
Também participaram e apóiam o movimento pró-criação do Estado de Carajás o empresário “Vitamina”; Benny, do PV de Parauapebas; e o empresário da área de comunicação, Raimundo Cabeludo, integrante da Comissão Brandão de Parauapebas.

(Texto: Jornalista Lima Rodrigues (Reg. Prof. 1304-DF – com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Eldorado do Carajás).

2 comentários:

  1. Esqueceram de comentar a construção do Posto de Combustível lá no km 02. Essa obra deve estar inclusa nos cofres público. Será que foi por desviar dinheiro publico que ele foi cassado? Deveria ser, se a câmara de vereadores realmente fosse a favor do povo! Mas infelizmente protegem os desvios de verbas e concordam pois vai para o bolso deles também! É lastimável!

    ResponderExcluir
  2. ja que vc num tem coragem de se identifica. vou dizer, vc é mt desenformado se já participou da adminstração publica deve ter roubado bastante. cuidado que vc pode ser processado por calunias se provas.

    ResponderExcluir