Leilões de equinos abriram nova oportunidade para o agronegócio (Foto: Divulgação)
A IX Expoade (Exposição Agropecuária de Dom Eliseu) marca um novo tempo para o agronegócio no município. A partir de agora, a feira de exposição já está consolidada, com o respeito de importante parcela dos agropecuaristas da região sudeste do Pará. Esse ano, o Sindicato dos Produtores Rurais de Dom Eliseu conseguiu fechar acordo com criadores para levar ao município o primeiro leilão de equinos da Expoade. A novidade soma-se a outros momentos da feira, como os shows com atrações nacionais e rodeios.
O trabalho do sindicato resultou no 1º Leilão Amigos do Cavalo de Dom Eliseu, realizado na última terça-feira, no tatersal do Sindicato, com a participação dos municípios de Jacundá, Rondon do Pará, Castanhal, Benevides, Dom Eliseu e do Estado do Maranhão. A diretoria do sindicato foi unânime em afirmar que o bom relacionamento dos membros da entidade com criadores da região foi fundamental para que o leilão acontecesse.
A parceria do sindicato resultou em um acordo com Thales Ferraz, representante da fazenda Juerana, de Rondon do Pará, que organizou o leilão. Thales é novo no ramo de leilões de equinos, mas vem de uma família rondonense com tradição no negócio. “Minha família tem 25 anos no ramo da pecuária em Rondon criando gado nelore. E há cinco anos começamos a criar cavalos”, informou Thales, acrescentando que este é o segundo leilão que organiza, o primeiro em Dom Eliseu.
A fazenda Juerana conseguiu reunir 14 criadores, 30 animais para venda e 5 garanhões para a venda de cobertura. Todos animais de pedigree renomado, ganhadores de prêmios em diversos eventos de agropecuária.
AVALIAÇÃO POSITIVA
O leilão aconteceu como uma necessidade para incrementar oportunidades para a criação de cavalos em Dom Eliseu, oferecendo opções ao produtor rural. Na avaliação do vice-presidente do Sindicato Rural, José Antonio Coutinho, o evento foi positivo. “Conseguimos atrair os principais criadores de cavalos da região, reunimos um bom público. Para nós, do sindicato, serviu como experiência aproveitável para melhorar na próxima edição”, esclareceu o vice, lembrando que Dom Eliseu não tem tradição na criação de equinos.
Para o prefeito Joaquim Nogueira Neto, a exposição é a coroação de um trabalho que envolveu a participação de um considerável número de pessoas e uma dezena de reuniões, que definiram a forma final para a montagem do evento.
PROGRAMAÇÃO
Dia 23, rodeio e show da banda Rosa de Saron; dia 24, rodeio e show de Mala sem Alça; dia 25, etapa de motocross, rodeio e show do cantor Leonardo.
NEGÓCIOS
De acordo com o administrador Lucas Minssen, o volume de negócios na Expoade atingiu R$ 100 mil em vendas. A proposta do leilão foi fazer um misto com muares, animais de cela e animais de competição.
(Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário