A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou um trabalho de prevenção de acidentes de trânsito, principalmente os de motocicletas, junto aos gestores da atenção básica de saúde e em parceria com educadores, igreja, sindicatos e clubes de serviço dos municípios da área de abrangência do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA).
Um estudo estatístico desenvolvido pelo coordenador de Planejamento do HRPA, Marcos Eugênio Dutra, sobre acidentes de trânsito na região de abrangência do hospital, que envolve 15 municípios, mostra que os acidentes de moto já se tornaram “um problema de saúde pública” na região.
Segundo o titular da Sespa, Hélio Franco, é uma “verdadeira epidemia”. O custo com os acidentes é “estratosférico e grande parte dos acidentados sobreviventes fica com sequelas”, que vão de deformidades físicas até a invalidez e aposentadoria precoce, o que tem “enorme repercussão na Previdência Social”, segundo Franco.
O estudo cruza dados do Sistema Nacional de Trânsito e do IBGE sobre a frota local e os atendimentos de acidentados no HRPA. Os dados mostram que, ao contrário das demais regiões do país, na região Norte o número de motos (45,75% já se iguala com o número de carros (46,23%).
Em vários municípios da região do Araguaia o número de motos é muito superior ao de carros, chegando até a mais 80%, em alguns casos, como em São Félix do Xingu (87,11%), Pau D’Arco (81,87%) e Tucumã (81,24%). A frota de alguns desses municípios também tiveram um crescimento assustador, chegando em alguns casos a mais de 200% de aumento como em Cumaru do Norte (268%), Ourilândia do Norte (221%) e Santa Maria das Barreiras (213%). O aumento da frota na região (77,95%) foi bem maior do que o da população (média de 39,93%).
Os acidentes registrados no HRPA, em 2010, envolveram 96.687 veículos, sendo que, destes, 71.616 eram motos. Naquele ano foram registradas 30 mortes. Entre janeiro e agosto de 2011, de um total de 495 acidentes registrados, dois foram de bicicleta, quatro atropelamentos, 25 sem identificação dos veículos, 27 de carro e 437 (88%) de motos. O Estado gasta em média R$ 9.140 por cada vítima de acidente de trânsito.
A GUERRA SOBRE DUAS RODAS
268% foi o crescimento da frota de motos em municípios como Cumaru do Norte, um dos 15 que são atendidos pelo Hospital Regional Público do Araguaia.
268% foi o crescimento da frota de motos em municípios como Cumaru do Norte, um dos 15 que são atendidos pelo Hospital Regional Público do Araguaia.
71,6 mil motos se envolveram em acidentes registrados no HRPA, em 2010. É a maioria esmagadora dos acidentes registrados no período, com 96.687 veículos.
30 mortes foram registradas só em 2010 na região atendida pelo Hospital Regional Público do Araguaia devido aos acidentes de trânsito.
(Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário