Magazine

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Destroços de avião são encontrados em Breu Branco

Até o início da noite de ontem (15), as equipes de buscas ainda não tinham localizado os três ocupantes do avião monomotor modelo Cessna, C-210, matrícula PR - HSM, que caiu por volta de 10h30 de sábado (14) na zona rural do município de Breu Branco. No momento da queda, chovia forte na região. A aeronave era pilotada pelo empresário Liamar Resende Soares, filho do pecuarista Davi Resende Soares e enteado da ex-prefeita de Ulianópolis, Suely Xavier Soares. No avião também viajam um funcionário de Liamar, o mecânico Elinaldo Gomes da Silva e o eletricista Francisco Iratan Araújo Silva. As buscas pelos ocupantes continuam hoje (16).

O avião decolou por volta de 9h30 da cidade de Senador José Porfírio, com destino ao município de Ulianópolis. Por volta de 10h40, o avião desapareceu dos radares da Aeronáutica. No fim da tarde de sábado, um ribeirinho que afirmou ter visto o momento da queda da aeronave encontrou no rio uma poltrona do avião e uma bolsa, onde estavam um aparelho de telefone celular e os documentos pessoais do mecânico Elinaldo Gomes. Conforme relato de testemunhas, o avião pegou fogo ainda no ar e perdeu altura em seguida, caindo, em giro, nas águas do rio Mojuzinho, na comunidade Jararaca, a 20 quilômetros da zona urbana de Breu Branco.

Ainda na noite de sábado, os empresários Davi Resende, Lindomar Resende e a vereadora Marta Resende, respectivamente pai, irmão e tia do empresário Liamar Resende, seguiram de carro, de Ulianópolis para Breu Branco, para auxiliar nas buscas. Também permanecem na área técnicos do Seripa I (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e homens do Corpo de Bombeiros e do Exército de Tucuruí.

No início da tarde de ontem, as equipes encontraram uma porta e parte da asa direita da aeronave. Também foi localizado o ponto exato onde o avião caiu, sendo que grande parte dos destroços foi parar no fundo do rio. Por volta de 14h30 de ontem, dois helicópteros de salvamento aéreo passaram a fazer voos na área, em busca de sobreviventes. Uma equipe de mergulhadores também permanece no local tentando localizar a cabine do avião, que estaria no fundo do rio Mojuzinho.

As famílias dos ocupantes do avião se concentraram, ontem, no escritório da serraria da família Resende, local para onde eram repassadas as informações sobre as buscas. No ano passado, uma aeronave pilotada pelo pai de Liamar, o pecuarista Davi Resende, caiu depois de decolar de uma fazenda situada em Senador José Porfírio. À época, o acidente não deixou mortos. Davi Resende é atualmente um dos maiores pecuaristas do Norte do País.

Fonte: Jornal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário