Magazine

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Maçons realizam sua 11ª Conferência Mundial em Cartagena de Indias

Cartagena, 13 mai (EFE).- Cerca de 300 maçons provenientes de 70 países realizam desde esta sexta-feira na cidade colombiana de Cartagena de Indias a 11ª Conferência Mundial de Grandes Lojas maçônicas regulares que tem como lema "maçonaria e desenvolvimento humano".
O evento começou com oferenda de flores no Parque de Bolívar, no centro histórico dessa cidade caribenha em homenagem ao libertador de cinco nações da América, Simón Bolívar, quem também foi maçom.
Em sua primeira sessão nesta sexta-feira analisam a influência da maçonaria no desenvolvimento humano, pois uma das grandes inquietações da maçonaria universal é o progresso da humanidade, segundo os organizadores.


Para os maçons, esse progresso se dá em um marco evolutivo, que é o desenvolvimento dialético e que está nas mãos de cada um dos seres humanos, e é o que permitirá às novas gerações, segundo a organização, ter um melhor nível de vida e condições de convivência.
O secretário-executivo desta conferência mundial, Thomas Jackson, disse nesta sexta-feira que "a importância é abrir um espaço para líderes maçônicos de todo o mundo no qual podem reunir-se e entender como se trabalha na maçonaria".
"Conseguir a unificação de um programa em que trabalhemos todos juntos para alcançar nossas metas", acrescentou.
De acordo com o programa, os maçons também tratarão até sábado em Cartagena de Indias sobre "a promoção do estudo e do trabalho, como pilares da mensagem maçônica", "a ciência e a tecnologia como ferramentas do desenvolvimento humano" e "os princípios e valores maçônicos, orientadora do desenvolvimento humano".
A conferência anterior foi realizada no Gabão, em 2009, e seu lema foi "A Arte da construção de nosso entorno", na qual foram tratados temas como "a construção do mundo, preservação do meio ambiente" e a "promoção da paz e da humanidade no mundo todo por meio do ensino maçônico".
As origens da maçonaria no mundo datam da Europa por volta dos séculos 17 e 18, enquanto na Colômbia surgiu em 1833, precisamente em Cartagena de Indias.
Os dogmas desta organização são de orientação filosófica e buscam a verdade por meio da razão e o desenvolvimento intelectual e moral do homem.

(Agencia EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário