Magazine

sábado, 14 de maio de 2011

Show de cidadania na Ação Global 2011 em Tucuruí

Cerca de 16,2 mil atendimentos foram realizados no grande mutirão de cidadania Ação Global 2011, que pela primeira vez foi realizado no município de Tucuruí, no sudeste do Estado, neste sábado (14). No total, mais de 9,7 mil pessoas foram beneficiadas em mais de 50 serviços gratuitos ofertados nas áreas de cidadania, saúde, educação, esporte e lazer. A 18ª edição do mutirão foi realizado no Pará, através da parceria entre o Serviço Social da Indústria - SESI Pará e a Rede Globo/TV Liberal. O evento foi encerrado às 18h da tarde, com show da banda La Amazon, de Tucuruí.

O evento é realizado uma vez no ano de forma simultãnea nos 26 estados brasileiros. Nem a forte chuva que caiu no inicio da manhã em Tucuruí, afastou o público que chegou no Ginásio Poliesportivo do município com o objetivo de tirar um documento de identidade, um CPF, uma carteira de trabalho ou uma foto 3x4.
Além de passar por muitas dificuldades na chegada ao evento, como a chuva que caiu entre 7h e 11h da manhã e o calor escaldante a partir do meio dia, o público pôde garantir de forma tranquila suas consultas médicas como pediatria, ginecologia, oftalmologia e odontologia. Na parte de educação, uma das áreas mais procuradas, principalmente por crianças e jovens, participaram de minicursos de educação ambiental, oficinas de empreendedorismo, educação no transito, orientações de primeiros socorros, entre outros.



Houve espaço também para a cultura, o esporte e o lazer no mutirão.  Enquanto seus pais buscavam atendimentos médicos e de cidadania, as crianças participavam de torneios esportivos, oficinas de xadrez, cama elástica e jogos de futebol de travinha. Há quem veio também em busca de um novo visual, como fazer um novo corte de cabelo e ganhar uma maquiagem especial.

O jovem Felipe Lopes após 17 anos, conseguiu retirar a sua certidão de nascimento. “É um alívio. Eu não tinha nenhum registro, nenhum tipo de documento e agora com a ação global aqui em Tucuruí eu conquistei a minha cidadania”, afirma. Ele conta que além da certidão de nascimento, ainda conseguiu outros benefícios. “Quando eu cheguei pensei que iria conseguir apenas a certidão de nascimento, mas o atendimento foi muito rápido e aproveitei para emitir também o meu CPF e a minha carteira de trabalho”, conta com felicidade. Felipe faz supletivo do 1º e 2º ano do Ensino Médio e é mecânico de motocicleta. “Eu estudo e trabalho, mas agora que tenho uma carteira de trabalho, posso conseguir um emprego melhor com todos os benefícios que tenho direito, afirma o jovem.
O apoio imprescindível dos mais de 1,8 mil voluntários que trabalharam o sábado inteiro na Ação Global também merece destaque. Essas pessoas ficaram responsáveis por conduzir a população a cada serviço, além de orientar e fiscalizar tudo de perto. Foram mais de 2 mil refeições e lanches para que ninguém perde as forças durante o mutirão.

A voluntária Cileia Gaia, 36 anos, acadêmica do curso de administração de empresas, conta que sempre gostou de trabalhar com a comunidade. “É sempre bom poder ajudar as pessoas carentes e ser útil a sociedade. Ela afirma que a procura foi muito grande para os atendimentos de saúde. “A carência aqui em Tucuruí é muito grande. Foi notório isso com o fluxo de pessoas que passaram por aqui. Eu gostei muito de participar, além de ajudar centenas de pessoas, este trabalho voluntário vai me render um certificado que vai contar de forma positiva no meu curriculo e na minha faculdade, finaliza Gaia.
(Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário