Magazine

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comitiva paraense visita embaixada brasileira da China

A comitiva do Pará que seguiu para a China a fim de prospectar novos negócios para o mercado exportador regional fez sua primeira visita oficial à embaixada brasileira, em Beijing. A missão, formada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo do Estado e chefiada pelo secretário de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, foi recebida pela ministra conselheira Tatiana Rosito, representante do embaixador, que não pode comparecer por motivo de doença.
A pauta da reunião versou sobre a relação comercial Brasil/China e sobre as novas oportunidades de negócios que podem surgir com a intensificação das relações entre os dois países. Apesar do principal produto de exportação do Pará ser o minério, a representante do embaixador destacou que os mercados de carne bovina e de frutas tem boa possibilidade de entrada no país, pois na China vive uma forte tendência à procura pelo consumo de alimentos mais saudáveis.
Para alavancar o potencial de exportação no setor bovino é necessário que os frigoríficos do Pará se credenciem junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e estejam de acordo com os termos do certificado sanitário da Administração-Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, que contém os requisitos para que a carne possa embarcar para o mercado chinês.
Tecnologia e turismo - Outra área de interesse do governo chinês é o turismo. Segundo a ministra conselheira, o Pará possui vantagens comparativas nesse setor por reunir diversos pólos de turismo ecológico e de lazer, muito procurados pela população daquele país. Além do comércio e do turismo, outro segmento bastante visado é o de ciência, inovação e transferência tecnológica, mercados de interesse bilaterais e com grande possibilidade de negócios.
O secretário Sidney Rosa deixou claro o interesse do governo paraense em estreitar relações com a China e aumentar o contato com os centros de negócios da Embaixada Brasileira, divulgando os produtos regionais e também divulgando as oportunidades e projetos de negócios que o Estado possui.
A comitiva paraense permanecerá na China até o dia 9 de julho, com uma agenda de encontros institucionais e levantamento de oportunidades de negócios para o Estado.

Andréa Amazonas - Ascom/Sepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário