Magazine

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tucuruí terá unidade de tratamento do câncer

Mais um passo será dado amanhã para a implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Tucuruí. Em sessão extraordinária, a Câmara Municipal realiza a licitação para a contratação de empresa que irá construir a unidade anexa às instalações do Hospital Regional de Tucuruí. O hospital será revitalizado para torná-lo, enfim, adequado ao funcionamento dos novos serviços de alta complexidade.
Ainda não há prazo para o início das atividades da Unacon em Tucuruí. As medidas para a construção do novo espaço dependem de diálogo com o poder local e com a União, em favor do convênio com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estudo técnico feito desde a reativação da Câmara Técnica de Nefrologia indica que a Unidade de Tucuruí poderá receber até 30 máquinas de hemodiálise. A Unacon no Hospital Regional de Tucuruí será dotada de equipamentos de quimioterapia, radioterapia e hematologia para o tratamento adulto e pediátrico integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Alguns equipamentos enviados pelo Inca já estão armazenados no hospital. A construção ainda deve passar por projeto arquitetônico que depende da aprovação do Inca, Vigilância Sanitária e Comissão Nacional de Energia Nuclear. A partir da implantação da unidade, pacientes de Tucuruí e de vários municípios vizinhos, como Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá e Tailândia, poderão ser atendidos e tratados no Hospital Regional desde o diagnóstico até a radioterapia, que é a parte final do tratamento.
A Unacon faz parte do projeto Expande, do Inca, com a parceria da Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Saúde e secretarias municipais de Saúde. 
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário