Magazine

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bancários entram em greve a partir de terça

Os bancários do Pará aderiram ao indicativo nacional e realizarão greve a partir da próxima terça-feira (27) por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante assembleia geral realizada na noite de ontem, na sede do Sindicato dos Bancários, com a participação de cerca de 300 trabalhadores.
A categoria considerou que a proposta de reajuste salarial de 7,8% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é irrisória, pois repõe apenas a inflação. O reajuste pretendido pela categoria é de 12,8%, somando a inflação mais 5% do ganho real.
Para a presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, a proposta dos banqueiros é pequena diante dos lucros obtidos pelos bancos nos últimos anos e da situação econômica favorável em que se encontra o Brasil. “Vamos seguir a orientação acatada por assembleia e deflagrar a greve. Esperamos que a sociedade compreenda nossa luta. Agora vamos aguardar o posicionamento da Fenaban”, destacou.
LUCRO
A categoria considera que o lucro dos bancos é feito pelos bancários que se dedicam ao trabalho e não são valorizados. Somente neste primeiro semestre, os principais bancos do Brasil lucraram juntos mais de
R$ 27 milhões, segundo ela. Os bancários sustentam que o lucro das instituições financeiras aumentou, em média, 20% ao longo do ano.
Muitas são as queixas dos bancários. Eles afirmam que enquanto reivindicam melhores condições de trabalho, segurança nas agências e mais contratações para melhor atender a população, os bancos ofereceram uma proposta rebaixada e nenhuma indicação de segurança, além de não se comprometerem em realizar mais contratações e nem com as metas abusivas e igualdade de oportunidade.
Como uma última tentativa de negociação, os bancários devem se reunir hoje com a Fenaban para apresentar as decisões da assembleia. 


(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário