O movimento de revolta contou com cerca de 300 pessoas que teriam a intenção de linchar os agentes que há três dias apreendiam veículos com documentação irregular ou conduzidos por motoristas não habilitados. Mas, segundo populares, no terceiro dia da operação os agentes começaram a cobrar propina, liberar veículos irregulares e outras ilegalidades questionadas pela população.
Os ânimos se exaltaram e populares cortaram os pneus do caminhão guincho e ameaçavam linchar os agentes de trânsito do estado. Os vereadores estiveram no local para acalmar a população e procurar uma forma pacífica para que o problema fosse resolvido.
As denúncias chegaram à Câmara Municipal do município através de populares, comerciantes e colonos que se diziam prejudicados. Diante do exposto a mesa da Câmara convidou o diretor regional do DETRAN, Valmir Oliveira Pereira, recém empossado no cargo pelo governador Jatene, a dar explicações na sessão realizada ontem, segunda-feira, 28, na Câmara Municipal de Eldorado do Carajás.
Valmir disse na Casa de Leis, na presença de vereadores e um público bastante expressivo, que seus agentes estavam cumprindo Ordem Judicial. Sobre as irregularidades ele se comprometeu a averiguar e, caso comprovadas, punir os envolvidos.
Os denunciantes não quiseram gravar entrevista por medo de represálias, mas denunciaram que os agentes do DETRAN apreenderam veículos estacionados sem a presença dos condutores e invadiram residências, oficinas e borracharias em busca de motos irregulares. Interrogados os agentes fiscalizadores negaram as acusações.
Por Francesco Costa – Eldorado dos Carajás
Nenhum comentário:
Postar um comentário