Foi realizada uma reunião entre o prefeito Darci Lermen e os moradores de áreas de risco, nesta quarta-feira, 20, com o objetivo de apresentar propostas para resolução da situação habitacional reivindicada pelos ocupantes dessas áreas.
A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) tem se empenhado em promover políticas públicas de habitação para nosso município, e os moradores de áreas de risco já estavam no cronograma de trabalho da Sehab.
Entre as ações mais imediatas está a disponibilização de 500 lotes urbanizados e kit material para construção às famílias moradoras de área de risco. Segundo Darci Lermen, em 4 meses estes lotes serão entregues.
A ação será possível graças a Lei Municipal 4.426/2010, que autoriza financiamentos para aquisição de lotes urbanizados, dentre outras modalidades de habitação de interesse social. A prefeitura irá subsidiar até 50% do valor total e os beneficiados terão até 10 anos para quitar o valor restante. De certa forma, será um valor simbólico a ser definido pelo Conselho de Habitação. Serão priorizadas as famílias residentes em áreas de risco, devidamente identificadas e cadastradas pela Defesa Civil. Para ter acesso ao benefício, os moradores deverão estar cadastrados junto à Sehab e passarão por triagem realizada por uma equipe de assistência social.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Darci Lermen, o secretário de Habitação, Antonio Neto, o coordenador da Casa da Juventude, Girlan Pereira da Silva, o assessor de Comunicação Alexandre Magno Rosa e representantes das áreas de risco. Na próxima reunião o mapa da área a ser adquirida será apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário