Chega a 30 o número de municípios do Pará que estão sendo castigados pelas chuvas e pelas enchentes. Alguns apresentaram erosão e até vendaval. São 18 municípios que estão em situação de emergência: Água Azul do Norte, Dom Elizeu, Marabá, Santana do Araguaia, São João do Araguaia, Mãe do Rio, Ourém, Augusto Corrêa, São Miguel do Guamá, Concórdia do Pará, Alenquer, Monte Alegre, Itaituba, Porto de Moz, Óbidos, Aveiro, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Outros 12 municípios ainda em Alerta.
Diminuiu o número de desabrigados em Marabá – o município mais atingido. Nos 16 abrigos mantidos pela prefeitura, reduziu de 1.970 para 1.350 pessoas. O nível do rio, que chegou a 12 metros, também está diminuindo, a cota está em 10,80 metros. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ainda está disponibilizando ajuda para a localidade. Mais 100 cestas com alimentos foram entregues à população, enquanto a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil distribuiu 1000 kits de ajuda humanitária, com mosquiteiros, cobertores, toalhas e fronhas, além de 400 kits de limpeza.
Os municípios de Alenquer, Monte Alegre, Porto de Moz, Santarém, Prainha, Almeirim e Óbidos, no Baixo Amazonas, também estão enfrentando enchentes e vendavais. Em Alenquer a situação de emergência já afetou 964 pessoas. A Regional de Defesa Civil de Santarém está vistoriando sete municípios que foram atingidos e dois deles apresentaram erosão. Outras 369 pessoas foram afetadas no sudoeste do Estado, sendo 54 em Aveiro e 315 em Altamira. Também em Barcarena, a enchente afetou oito famílias. O 6º Grupamento Bombeiro Militar está fazendo vistoria na região.
(Agência Araguaia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário