Há uma forte intenção no Governo Federal, com a criação do programa Rede Brasil Digital, de coletar informações dos projetos estaduais visando a formação de um grande banco de dados que possa fornecer uma visão uniforme do cenário da Inclusão Digital no Brasil. Para que isso aconteça, é importante que os Estados interajam com o cidadão e façam, dentro dos programas de inclusão, o controle de dados dos usuários.
A oportunidade de expor a experiência e resultados em relação à coleta de dados e gestão das informações para políticas públicas foi dada para o Navegapará pelo fato de ser o único programa que cadastra, controla e coleta, de forma centralizada, através de um sistema de software livre e via web, um banco de dados único. O diferencial apresentado pelo programa é a forma de acesso. Somente usuários cadastrados, com seu devido login e senha, podem ter acesso aos serviços. Isso cria um banco de dados consistente e volumoso.
A palestra apresentada pelo assessor chamou a atenção de líderes de outros projetos, que fizeram perguntas sobre a implantação, qualidade do link e de acesso via rádio. Representantes de Estado e do Governo Federal puderam conferir a eficácia de trabalhar com banda larga, utilizando fibras e enlaces de rádio.
(Antônio Mokarzel - Ascom/Prodepa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário