Cerca de 400 garimpeiros participaram da reunião realizada no teatro municipal de Curionópolis, no sábado (17), com a presença de deputados estaduais e lideranças garimpeiras. A reunião foi convocada pelo deputado João Salame (PPS-PA), que preside uma comissão na Assembleia Legislativa do Pará que trata sobre Serra Pelada. Ele disse que o encontro serviria para questionar alguns pontos do contrato assinado entre a Colossus, por intermédio da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. O contrato, no entanto, foi aprovado em assembleia geral pelos garimpeiros e está em pleno vigor e consolidado. Os deputados saíram satisfeitos com as explicações do presidente da Coomigasp, Gessé Simão.
A reunião, que ocorreu em clima de tranqüilidade, foi aberta pelo deputado estadual João Salame. Ele informou que em breve uma comissão de deputados irá a Serra Pelada conhecer de perto a realidade das condições de vida dos moradores da vila e procurar soluções para os problemas que afetam diretamente àquela comunidade garimpeira.
O deputado Edmilson Rodrigues (PSOLP-PA) disse que a ideia é fazer um esforço para encontrar uma solução para os problemas dos garimpeiros que vivem em Serra Pelada. Rodrigues afirmou que a Coomigasp, com base em documentos e nos argumentos de Gessé Simão, é a legítima detentora da concessão de lavra para a exploração mecanizada da nova mina.
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte em seu pronunciamento voltou a cobrar mais empenhos dos deputados estaduais do Pará junto à bancada federal para aprovação do projeto que trata da aposentadoria dos garimpeiros. “Deputados, o projeto da Nova Mina de Serra Pelada já é realidade. O que gostaríamos agora é que a classe política aprove o projeto de aposentadoria dos garimpeiros, que é uma bandeira levantada por nós da Agasp Brasil e que é um desejo da classe garimpeira”.
Já o deputado Milton Zirmmer (PT-PA) destacou a luta dos garimpeiros ao longo de 30 anos. Ele ressaltou ainda que, “maior que seja a riqueza, tem que haver respeito com a pessoa humana” e pediu “que os direitos dos garimpeiros sejam respeitados”.
O advogado Daniel Vilas Lobos disse que “o projeto da Nova Mina de Serra Pelada representa a realização de um sonho”. Ele garantiu que não houve perdas para os garimpeiros e explicou detalhes do projeto, inclusive os percentuais de 25% da Coomigasp e 75% da Colossus, que foi objeto de discussão durante a reunião. “A Colossus investiu até agora mais de 200 milhões de reais no projeto e 70% das pessoas contratadas são de Curionópolis e de Serra Pelada”. informou.
Ao falar em nome da FREDDIGASP, o líder garimpeiro de Colinas – TO, João Paz, destacou a trajetória de luta dos garimpeiros e elogiou a administração da atual diretoria. “O Gessé tem total apoio da classe garimpeira; do ministro Edison Lobão; do Governador do Pará, Simão Jatene, e do prefeito de Curionópolis, Chamonzinho, por isso o projeto da nova mina evolui a cada dia gerando emprego e renda”, disse ele.
Ao final do encontro, o presidente Gessé Simão afirmou que a reunião foi bastante proveitosa porque os deputados puderam esclarecer suas dúvidas sobre o projeto da Nova Mina de Serra Pelada. “Foi muito boa a reunião. Mostramos aos deputados que o projeto da Nova Mina está consolidado e vem gerando emprego e renda em Serra Pelada. Mostramos ainda que o projeto, em parceria com a prefeitura de Curionópolis, tem desenvolvido inúmeras ações sociais em Serra Pelada em benefício do povo que mora lá”, avaliou Gessé.
Participaram da reunião com os deputados, delegados regionais da Coomigasp, vereadores de Curionópolis, diretores e funcionários da cooperativa, o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, e presidentes de cooperativas, entidades e associações representativas.
(ASCOM/COOMIGASP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário