Magazine

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marabá sedia I Salão de Literatura da Amazônia

Promover espaços de leitura, reflexão, discussão e trocas acerca da literatura e cultura produzidas sobre e na Pan-Amazônia. Essa é a missão do I Salão de Literatura da Amazônia do Campus de Marabá: diálogos sobre cultura, literatura e linguagem, que se inicia nesta quarta-feira, 30 de novembro, e segue até quinta-feira, 1º de dezembro. A programação é promovida pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Linguísticos, Literários e Culturais Pan-Amazônicos da Universidade Federal do Pará (GPELLC-PAM/UFPA).

Abordagens multidisciplinares - Na programação, exposições, diálogos, mesas-redondas, oficinas, sessões de filme e recitais apresentam abordagens multidisciplinares sobre a relação da literatura e da cultura com os processos de identificação amazônicos. O Salão foi organizado diante da “necessidade de socializar as leituras e discussões sobre os aspectos culturais, literários e linguísticos produzidos na e sobre a Pan-Amazônia, a fim de promover uma maior compreensão dos aspectos que marcam os processos de identificação que ocorrem neste lugar. Entender estes processos requer sensibilidade para perceber as dinâmicas socioculturais praticadas na Amazônia ao longo dos séculos”, afirmam os pesquisadores do GPELLC-PAM.

A expectativa é promover a professores da rede pública, estudantes, pesquisadores, artistas em geral, escritores e demais interessados um espaço de leitura, trocas, observação, apreciação, divulgação de obras literárias, artes plásticas, biografias e painéis de autores, poetas, além de proporcionar contatos com artistas e poetas que têm o contexto amazônico como tema ou base de influência de suas produções .

Conheça o gpellc-pam - O Grupo de Pesquisas e Estudos Linguísticos, Literários e Culturais Pan-Amazônicos, sediado no Campus da UFPA em Marabá, reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais com interesse em promover discussões que permitam uma maior compreensão da Amazônia nos seus aspectos culturais, literários, linguísticos e identitários. O objetivo principal do grupo é elaborar pesquisas sobre processos de construção de identidades culturais na Pan-Amazônia na perspectiva do hibridismo e da diferença cultural. O grupo se reúne semanalmente, no Campus I da UFPA em Marabá. Os encontros acontecem todos os sábados, às 9h, na Sala 16 do Campus, para estudo de textos, debates, reflexões, avaliações e planejamento de atividades. (Ascom UFPA)

Serviço:

I Salão de Literatura da Amazônia do Campus de Marabá

Realização: 30 de novembro a 1º de dezembro

Local: Campus I da UFPA em Marabá

Acesse a programação completa no link: http://www.ascom.ufpa.br/links/salao.pdf

Contatos e informações: (094) 2101.7100 / (094) – 9102.0208 / (094) – 8105.8587 / (094) – 8160.0218

Nenhum comentário:

Postar um comentário