Magazine

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Produtores rurais ganham sistema eletrônico para a emissão de documentos

As atividades rurais no sudeste do Pará, a partir deste fim de semana, entram na era da tecnologia. O governador do Estado, Simão Jatene, lança neste sábado, 9, em Marabá, o sistema informatizado da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e o Cartão do Produtor, que permitirão a emissão eletrônica de documentos como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e o controle das atividades de cada propriedade rural no interior.
De acordo com o diretor geral da Adepará, Mário Moreira, por meio do Cartão do Produtor e do sistema integrado da agência, o trabalho do setor agropecuário será facilitado. “Antes os produtores passavam horas, e às vezes até dias, na fila esperando para emitir documentos importantes, como a GTA, que permite o transporte de animais dentro do Estado. Agora esse processo poderá ser feito a qualquer hora, por meio dos novos recursos”, garantiu.
Para a implantação do novo sistema e o lançamento do Cartão do Produtor, a Adepará cadastrou 110 mil propriedades no interior. Segundo Mário, o cartão possui um chip com todas as informações da propriedade, que definirá se o produtor poderá ou não obter a Guia de Trânsito Animal, ou outros documentos como Nota Fiscal Eletrônica e Licença Ambiental. “Através do chip nós saberemos se o produtor segue todas as leis que regem a sua atividade, se ele está em dia com o Estado”.
Durante o lançamento, haverá a demonstração do novo serviço, que também estará disponível a todos os municípios do sudeste, por meio das regionais de Tucuruí, São Geraldo do Araguaia e Rodon do Pará. Ainda em Marabá, o governador entregará 10 cheques moradia para servidores da Adepará, que poderão construir sua casa própria. Simão Jatene participará também do lançamento do programa Pese-Bem, do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, e da Feira Agropecuária da cidade, onde conhecerá as novidades do mercado da agricultura e pecuária da região. O evento recebeu recursos de R$ 100 mil do governo do Estado.
(Agêcia Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário