A Defesa Civil de Itaituba confirmou que já foi decretada situação de emergência em virtude do aumento o nível do rio Tapajós, que banha a cidade. Segundo informou Pedro Dias, coordenador da Defesa Civil, o rio já está com nove metros acima do nível normal, 1,1 metro acima do ponto considerado crítico.
Dias informou ainda que 52 famílias estão desalojadas e o município já se prepara para atender a esta situação social considerada grave. No Terminal Hidroviário falta pouco para a água cobrir a plataforma superior, onde são realizadas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas.
Dias disse que está sendo feito o monitoramento do nível da água e a evolução dos problemas causados. “Inclusive, já preparamos um relatório que deverá ser encaminhado à Defesa Civil do Estado, para o caso de haver necessidade de apoio do governo estadual. Nós temos uma equipe preparada para qualquer eventualidade em que haja necessidade de uma operação de resgate ou coisa parecida. Também contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros e da própria comunidade”.
Em Itaituba há pelo menos sete pontos considerados críticos, normalmente ameaçados de serem invadidos pela água. Os que estão em situação mais grave são: Vila Nova, Vila Caçula, distrito de Miritituba, Lagoa dos Patinhos, Santo Antônio e parte da Liberdade.
(Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário