Magazine
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Reunião dita prioridade de Belo Monte
O governador Simão Jatene, esteve reunido ontem com Elvio Lima Gaspar, diretor social do BNDES, principal financiador do projeto de Belo Monte, e mais três representantes do Consórcio Norte Energia, responsável pela obra: Carlos Nascimento (presidente); Ademar Palloci (diretor) e Valter Cardeal (membro do Conselho de Administração). No encontro, realizado à porta fechada, eles trataram sobre os projetos de infraestruturas necessários aos municípios que serão atingidos pela construção da usina e o financiamento dessas obras. Jatene afirmou que o objetivo é evitar os mesmos erros do passado. 'Todos os que aqui vivem sabem que talvez uma das marcas da Amazônia tenha sido a forma equivocada de implantação de grandes projetos', declarou.
O governador lembrou que a região onde a obra será realizada possui 'indicadores sociais precários' e, por isso, além de evitar velhos erros, é necessário potencializar os efeitos positivos do projeto é transformá-los em fatores de crescimento, garantindo assim a qualidade de vida das pessoas. Ele informou que também irá conversar com os prefeitos das cidades para definir os projetos necessários por conta do impacto que a Usina irá trazer. Segundo Jatene, segurança, educação e saúde serão tratados como prioridade.
'Na área de saúde, provavelmente o setor de traumatologia vai ter uma atenção especial, pelas características do projeto', disse. Na página criada na internet para informar à população sobre as últimas notícias relacionadas à construção da hidrelétrica (www.blogbelomonte.com.br), a Norte Energia lista uma séria de obras emergenciais que já foram concluídas, estão em andamento ou em fase de contrato em três municípios: Altamira, Anapu e Vitória do Xingu.
'Uma das preocupações é que precisamos fazer investimentos que permitam que a região se desenvolva. Mas, para isso, precisamos da construção de espaços públicos para dar conta desses investimentos', disse Elvio Gaspar, do BNDES. Segundo ele, a instituição pretende trabalhar junto aos municípios para a realização das obras. 'Não é muito difícil porque esses municípios receberão um recurso razoável de royalties. Precisamos investir na gestão das prefeituras para que eles dêem conta de suportar aquilo que está por vir', defendeu.
Segundo Carlos Nascimentos, além de Anapu, Altamira e Vitória do Xingu, outros oito municípios receberão obras estruturais: Senador José Porfírio, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Porto de Moz, Gurupá e Pacajá.
Sérgio Leão, Secretário de Estado de Governo, Sérgio Bacury, titular da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças, Luiz Fernandes, secretário de Segurança Pública, e Hélio Franco, secretário de Saúde, também participaram da reunião.
Fonte: O Liberal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário