A mineradora Vale anunciou em comunicado nesta terça-feira que pretende investir US$ 2,9 bilhões na ampliação do porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), para transformá-lo no maior terminal de cargas do país.
Segundo a nota, o projeto busca aumentar a capacidade de embarque para 150 milhões de toneladas de cargas em 2012.
A Vale exportou no ano passado 99,1 milhões de toneladas de a partir deste porto, o único do Brasil com capacidade operacional e estrutura suficiente para atender grandes cargueiros como o Berge Stahl, maior embarcação de grãos do mundo.
O desembolso anunciado nesta terça-feira será dirigido principalmente à construção de um novo píer, destinado a receber grandes navios com capacidade de transporte de 150 mil a 400 mil toneladas.
A Vale também pretende estender as operações do terminal à exportação de soja e milho.
O investimento contempla ainda a duplicação da Estrada de Ferro Carajás, cujos 115 quilômetros ligam o porto a Carajás, maior mina de ferro do mundo, localizada no Pará.
A empresa também informou que foi concluído nesta terça-feira o primeiro carregamento do navio Vale Brasil, maior embarcação do mundo destinado ao transporte de minérios, com 362 metros de comprimento e capacidade máxima de 400 mil toneladas.
O Vale Brasil é o primeiro navio, de um pedido de sete cargueiros de minerais, que a empresa encomendou aos estaleiros coreanos Daewoo, avaliados ao todo em US$ 748 milhões.
O primeiro carregamento do Vale Brasil está formado por 391 mil toneladas de minério de ferro, que serão exportadas à China, segundo a nota.
(FOLHA.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário