Magazine

terça-feira, 31 de maio de 2011

Pioneiro toma medidas para moralizar o Poder

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), entregou ontem pessoalmente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o relatório dos primeiros quatro meses de sua administração. Segundo o chefe do Legislativo, algumas medidas saneadoras já foram adotadas.

Questionado sobre o que tem feito para corrigir a herança de irregularidades apontadas pelo Ministério Público deixada pelo seu antecessor, ele disse que está fazendo 'o máximo de coisas regulares'. Dentre essas coisas, citou a extinção da resolução 010, que previa o pagamento de gratificações de até 100% sobre salários de qualquer servidor. A falta de controle permitia que servidores com nível escolar fundamental recebessem como de nível superior.

Pioneiro disse ainda que decidirá sobre o retorno do benefício. 'Cada administração tem sua maneira de administrar. É evidente que não vou sentar e criar uma resolução, um ato que eu possa dar 100% de vantagem pra um servidor só pra agradar esse servidor e a minha pessoa. Tenho que tomar as medidas cabíveis pra atender todos os deputados', disse.

Ele citou também o corte no pagamento de horas extras a pessoas que já recebiam adicionais por dedicação exclusiva e participação em comissões, como medida saneadora. O acúmulo, portanto, gerava os super salários, como o de R$ 28 mil. O alcance dos cortes não foi detalhado, mas, segundo Pioneiro, as medidas tentam evitar erros na prestação de contas ao TCE e à sociedade. E não somente em relação aos gastos com pessoal, como os referentes a contratos e convênios.
(Portal ORM)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Publicado o decreto legislativo que autoriza plebiscito do Estado do Carajás

foi promulgado pelo Presidente do Congresso Nacional, José Sarney e publicado na edição desta sexta-feira, 27, no Diário Oficial da União, na seção 1 – Atos do Congresso Nacional, pág.77, o Decreto Legislativo Nº 136, de 2011, que dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do Estado do Carajás, nos termos do inciso XV do art. 49 da Constituição.
“A partir de agora, temos o ato jurídico exigido pela Constituição para a realização da eleição, que se dará até o final do ano”, disse o deputado Giovanni Queiroz. “É um dia histórico da luta da população que reside nos 39 municípios do sul/sudeste do Pará”, comemorou o parlamentar.
Segundo o deputado, a próxima etapa do processo se dará através da manifestação do Tribunal Superior Eleitoral que notificará o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que expedirá as resoluções que nortearão as regras do plebiscito em até seis meses.
(Val-André Mutran)

Vinde a Belém...

Na madrugada fria de 1º Janeiro de 1901, a jovem Agnes Ozman recebeu o batismo no Espírito Santo numa pequena escola bíblica em Topeka (Kansas, EUA), experimentando uma efusiva manifestação do dom de línguas, tonando-se a primeira pentecostal do Século XX. Na madrugada quente do dia 8 de junho de 1911, em Belém do Pará, a irmã Celina de Albuquerque teve a mesma experiência, tornando-se a primeira crente a receber “a promessa do Pai” nas plagas amazônicas.

O que esses dois eventos têm em comum é que fazem parte do mesmo movimento espiritual que considera o falar em línguas estranhas como a “evidência bíblica” do batismo no Espírito Santo. O movimento pentecostal, como ficou conhecido, eclodiu em todo o mundo e mudou para sempre a face do cristianismo.
O primeiro evento foi o estopim do moderno movimento pentecostal mundial, pois a partir dali a chama do Espírito se espalhou para muitas cidades e países. O segundo foi o estopim do movimento pentecostal brasileiro, com o início da Assembleia de Deus no Brasil.

O movimento pentecostal mundial está celebrando o seu Centenário, assim como a Assembleia de Deus em Belém. O mundo tem muito a agradecer pela generosa ação do Espírito Santo em regenerar milhões de vidas para experimentarem uma viva esperança em Cristo Jesus. O Brasil, especialmente, tem muito a agradecer pela ação do Espírito através da obra empreendida pela Assembleia de Deus, pois desde o seu início, milhões de brasileiros experimentaram uma mudança radical de vida e também receberam o glorioso poder pentecostal. Glória a Deus!

23º Batalhão da PM em Parauapebas tem novo comandante

O comando do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas tem um novo titular. Trata-se do tenente-coronel Roberto Coraci Santos da Silva (foto), que substitui o major Juniso Honorato, que fica agora no subcomando do quartel.
Carioca de nascimento, ten-cel. Roberto Coraci veio de Paragominas, onde comandou a Polícia Militar naquela região durante 10 anos, inclusive no município de São Miguel do Guamá, no Batalhão de Choque, em Belém, na Academia de Polícia e em outras unidades da guarnição.
À reportagem do CT, o novo comandante da PM em Parauapebas revelou na última quarta-feira (25) que a portaria com sua nomeação saiu no último dia 10 de maio, mas ele só vai assumir oficialmente a função nesta segunda-feira (30). Por enquanto, o tenente-coronel está tomando conhecimento do funcionamento da guarnição, familiarizando-se com a tropa e organizando seu sistema de trabalho na cidade.
Considerando que a parceria das polícias Civil e Militar é uma determinação do comando geral da corporação em Belém, ten-cel. Roberto Coraci assegura que o trabalho de combate à criminalidade vai continuar nas ruas de Parauapebas e nos demais municípios de jurisdição do 23º Batalhão de Polícia Militar, com os dois órgãos de segurança pública do estado.
O novo comandante informa que os comandos da PM nos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás devem, por enquanto, ficar sob os cuidados dos atuais titulares.
(Blog do Vela Preta)

Inflação pelo IGP-M é de 0,43%, abaixo do previsto

SÃO PAULO (Reuters) - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ficou abaixo do previsto em maio, graças a uma desaceleração dos custos no atacado.
O índice subiu 0,43 por cento, depois da taxa de 0,45 por cento registrada em abril, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
Analistas consultados pela Reuters esperavam avanço de 0,58 por cento, segundo a mediana das projeções.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) avançou apenas 0,03 por cento, ante 0,29 por cento no mês passado.
Um dos destaques foi o preço de alimentos processados, que apontou queda de 0,74 por cento, após a alta de 0,38 por cento.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,90 por cento, frente a 0,78 por cento em abril. Nesse caso, cinco dos sete grupos pesquisados registraram aumento em suas taxas de variação, com destaque para Habitação (que saiu de 0,37 por cento para 0,84 por cento) e Alimentação (que passou de 0,87 por cento em abril para 1,09 por cento).
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que já havia sido divulgado, acelerou a alta para 2,03 por cento, comparado a 0,75 por cento antes.
O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
(Por Daniela Machado)

Marcha para Jesus' nas ruas de Belém

Centenas de fiéis participaram, na tarde do último sábado, em Belém, da “Marcha para Jesus”, evento que congrega fiéis de todas as igrejas evangélicas da capital e região metropolitana. A caminhada saiu do início da avenida Presidente Vargas e terminou na Praça do Operário, em São Brás.
Durante a Marcha, os evangélicos entoavam cânticos e congregavam os simpatizantes da religião. O movimento foi organizado pela Associação dos Pastores e Ministros Evangélicos do Brasil.
Este ano a procissão passou pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Magalhães Barata, até São Brás. Durante a caminhada, os participantes fizeram momentos de orações pela educação na frente da Casa da Linguagem; pela saúde na frente do Hospital Ophir Loyola e pela segurança na frente da Seccional de São Brás.
O grupo também aproveitou para pedir bênçãos ao poder público em frente à Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), na avenida Nazaré.
BÊNÇÃOS
Segundo o pastor Jerônymo Filho, “a Marcha acontece justamente para pedir bênçãos para toda a população de Belém”. Durante o percurso, vários momentos de oração e músicas de louvor. A prefeitura da capital organizou o trânsito e garantiu a segurança dos participantes, por meio de equipes da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e da Guarda Municipal.
O secretário municipal de Governo, Ivan Santos, esteve junto com funcionários do município na Codem, de onde acompanharam o evento. Ivan, representando o prefeito Duciomar Costa, disse que apoiar eventos como a “Marcha para Jesus” é colaborar com o trabalho que as igrejas realizam na sociedade.  

Mais um agricultor é encontrado morto no Pará

Um agricultor foi encontrado morto  na tarde do último sábado (28) no assentamento agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna no Par, onde na última terça-feira o casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foi assassinado.

De acordo com a Polícia Civil do Pará, o corpo do agricultor Eremilton Pereira dos Santos, de 25 anos, foi achado por uma equipe do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fazia uma fiscalização na área. Santos estava desaparecido desde quinta-feira.

O corpo tinha marcas de ferimentos a tiros e estava às margens de um lago, na área do assentamento, a cerca de sete quilômetros do local onde o casal foi vítima de uma emboscada no início da semana.

Quarto caso

A polícia diz que ainda não é possível vincular os dois crimes, apesar da hipótese levantada pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), de que Santos era testemunha da execução do casal de ambientalistas.

A Polícia Federal também está na região para apurar os crimes. Santos é o quarto trabalhador morto em uma semana na Amazônia.

Além dos três assassinatos em Nova Ipixuna, na sexta-feira um líder camponês foi morto a tiros em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia. Adelino Ramos, o Dinho, era líder do Movimento Camponês Corumbiara, e vinha sendo ameaçado de morte por denunciar a ação de madeireiros na divisa dos estados do Acre, Amazonas e de Rondônia. 
(eBand)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TCM vai averiguar contas de Parauapebas e Canaã

O Tribunal de Contas dos Municípios fará inspeções ordinárias nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, referentes os exercícios financeiros de 2008, 2009 e 2010, abrangendo 2011. Embora a decisão tenha levado em consideração as denúncias do ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, de que os royalties pagos pela mineradora são mal geridos pelas prefeituras, o TCM vai analisar a legalidade de todos os contratos durante as inspeções ordinárias.
Em abril deste ano, antes das denúncias de Agnelli, o TCM detectou algo estranho nas contas da Prefeitura Municipal de Parauapebas em relação aos valores muito altos pagos à empresa Jader Alberto Pazinato Advogados Associados, contratada para cobrar na Justiça royalties da Vale do Rio Doce, e solicitou à Controladoria do TCM um levantamento dos valores pagos por prefeituras paraenses ao referido escritório.

Como o contrato firmado entre a Prefeitura de Parauapebas e o escritório não havia sido enviado para cadastramento no TCM, o tribunal solicitou que o contrato fosse enviado e deu prazo de 15 dias a contar do recebimento da notificação. Antes mesmo que expirasse o prazo, a prefeitura de Parauapebas solicitou prorrogação. O TCM considerou o pedido injustificável, por entender (e a lei exige) que principalmente um contrato de tamanha envergadura tem de estar devidamente guardado na prefeitura, e decidiu realizar as inspeções.
O Tribunal exigiu o envio do documento para analisar a legalidade do mesmo, já que a prefeitura alegou inexigibilidade de licitação. Em todas as prestações de contas, a justificativa para a despesa empenhada é a contratação de empresa para execução de serviços de assessoria e advocatícios, para recuperação e incremento do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e CFEM (Compensação Financeira sobre Exploração de Recursos Minerais) ocorridos no município. Mas ainda assim, para haver dispensa de licitação na contratação de uma empresa, é preciso comprovar a prestação de serviços de notória especialização.
(Diário do Pará)

Centenário: estrutura grandiosa para receber fiéis

 (Foto: Thiago Araújo)
São números superlativos por qualquer ângulo que se analise. O Centro de Convenções do Centenário, obra física mais visível na celebração feita pela Assembleia de Deus em Belém para comemorar o aniversário de 100 anos da igreja, já se impõe como alternativa a mais para o setor econômico do Estado.
Localizado na avenida Augusto Montenegro, quase na entrada do Una, o Centro de Convenções, que está em fase final de construção, pretende atender não só a comunidade evangélica, mas todo um setor de turismo de negócios e eventos na capital paraense.
“Já temos solicitações de agendamento para cada mês”, diz o pastor Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus no Pará. “Isso vai ser importantíssimo para a economia de Belém e vai alavancar o turismo de negócios, principalmente porque estamos criando um roteiro histórico para um futuro turismo religioso”, diz.
A inauguração do Centro de Convenções está prevista para o dia 16 de junho. O ritmo de trabalho está acelerado. “Estamos finalizando a central de ar-condicionado, a pavimentação externa, já começamos o paisagismo, vamos fazer o gradil central, com o estacionamento, as instalações todas”, diz o engenheiro Gerônimo Milan, responsável técnico pela obra. As proporções impressionam o engenheiro. “Como espaço único climatizado, é um dos maiores. Não conheço outro espaço semelhante”, diz ele.
Atualmente estão envolvidos na obra 98 operários. Já foram 140. “O centro possui uma estrutura metálica de proporções avantajadas. É um pórtico de 20 metros de altura que desce em 13 arcos. É uma estrutura dividida em nove”, explica o engenheiro.
A cobertura foi feita de forma que impede vazamentos. “O piso industrial é de concreto alisado, com umedecedor de superfície, ou seja, pode entrar carretas, máquinas pesadas, o que se quiser. É um centro multiuso, que pode abrigar feiras diversas, como de máquinas agrícolas, por exemplo”, complementa.
A ideia de construir o Centro de Convenções partiu de um certo desdém no sul do país em relação à capacidade de Belém de abrigar, com boa estrutura, as celebrações do Centenário. “Queriam roubar nossa festa. Diziam que não tínhamos condições. Criamos um centro cujo ar-condicionado é mais potente que o do aeroporto. Foi projetado para refrigerar bem no pico do calor de três da tarde. Belém está dando uma surra em todo mundo”, orgulha-se Câmara.
O centro está sendo todo construído com dinheiro arrecadado de fiéis. O nome de todos eles fica gravado em murais espalhados nas diversas congregações. “A maior riqueza é o que está dentro das pessoas, motivadas esse tempo todo em querer ajudar e dar sua contribuição”, resume o pastor. 
(Diário do Pará)

Nova Ipixuna: polícia já tem pista dos culpados

(Foto: Rodolfo Oliveira /Agencia Pará)
A polícia do Pará já tem indícios dos autores do assassinato dos ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido na manhã de terça-feira, em uma estrada vicinal que dá acesso ao assentamento agroextrativista Praialta-Piranheira, a 45 quilômetros de Nova Ipixuna, no sudeste do Estado. Alguns nomes de suspeitos foram checados, mas a polícia não revela detalhes para não prejudicar a investigação. Moradores da comunidade Maçaranduba 2, onde o casal residia, já foram ouvidos e forneceram pistas sobre possíveis mandantes do crime e os pistoleiros. Os corpos estão sendo velados em Marabá e o enterro será realizado na manhã de hoje.
O casal foi morto quando se dirigia de motocicleta à sede do município. Foram alvejados com vários tiros de escopeta e revólver calibre 38, disparados por dois pistoleiros que se encontravam de tocaia dentro do mato. Os pistoleiros cortaram uma das orelhas de José Cláudio e levaram como prova do crime.
“Eu defendo a floresta em pé e seus habitantes, mas devido esse meu trabalho sou ameaçado de morte pelos empresários da madeira, que querem derrubar tudo”, denunciava José Cláudio em um vídeo gravado durante um encontro de ambientalistas em Manaus (AM), no ano passado. Ele dizia na gravação que a qualquer momento poderia “aparecer morto”, porque vivia com uma “bala na cabeça”. José Cláudio foi o primeiro presidente da associação do assentamento e foi sucedido na presidência da entidade por sua mulher, Maria do Espírito Santo.
O casal, por diversas vezes, interditou estradas de acesso aos assentamentos, parando caminhões de madeireiros dentro da reserva. Depois de anotar as placas, encaminhavam as denúncias ao Ibama e ao Ministério Público Federal. Eles lideravam 300 famílias. No final do ano passado, a dupla escapou de uma emboscada. Pistoleiros foram até a residência do casal para matá-los, mas não os encontraram. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciou em seu caderno de conflitos agrários que José Ribeiro e Maria estavam em uma lista de 58 pessoas marcadas para morrer no Pará.
(DOL)

Alepa: MP diz que desvios chegam a R$ 8 milhões

O Ministério Público do Estado já comprovou a fraude no montante de R$ 8 milhões na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Pará, entre os anos de 2000 e 2010. O levantamento foi possível com a comparação da folha de pagamento arquivada no Legislativo, obtida na operação de busca e apreensão do último dia 19 de abril, com os dados do Banco do Estado do Pará (Banpará) da folha efetivamente paga. O promotor de justiça Nelson Medrado anunciou que até o mês que vem vai ajuizar ação de improbidade administrativa contra os três ex-gestores que administraram a Casa nesse período: Martinho Carmona (PMDB), Mário Couto (PSDB) e Domingos Juvenil (PMDB).

O promotor ainda está levantando onde foi parar a diferença de exatos R$ 8.045.871,57, identificada no fechamento da folha anual. 'Uma fraude já está comprovada. Houve prejuízo ao erário porque a folha assinada e arquivada na Alepa está menor do que a folha paga pelo banco', afirmou Medrado.
 
Martinho Carmona, que permanece como deputado estadual, presidiu a Casa de 1999 a 2002. Mário Couto, hoje senador, presidiu a Assembleia de 2003 a 2006. E Domingos Juvenil, que está sem mandato, foi presidente do Poder de 2007 a 2010. O promotor informou que não existe imunidade parlamentar nos casos de improbidade administrativa e, por isso, todos os três serão processados. O objetivo é responsabilizar os gestores e buscar o ressarcimento do montante desviado dos cofres públicos.

Fonte: Jornal O Liberal

Senado aprova plebiscito para criação do Tapajós

Foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, nesta quarta-feira (25), a proposta de convocação de plebiscito sobre a divisão do Pará e, com isso, a criação do Estado do Tapajós. Se aprovado, o novo estado deverá reunir 27 municípios do oeste do Pará e abrigar cerca de 1,7 milhão de habitantes.

Muitos senadores, entretanto, apesar de votarem a favor da proposição, fizeram ponderações sobre uma nova redivisão territorial do país. Houve consenso de que a consultar a população é fundamental e indispensável, mas sem que se descuide do respaldo por estudos de viabilidade técnica, econômica e social.

O primeiro a exigir essa cautela foi o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que acabou votando contra o projeto de decreto legislativo (PDS 19/99) do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) por entender que esse não é o momento adequado para propor novas despesas públicas. Embora tenha considerado essa argumentação 'convincente', o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) declarou seu voto favorável, não sem antes recomendar ao Congresso a edição de regulamentação para nortear a criação de Estados e municípios.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vale anuncia investimento de US$ 2,9 bi em porto do Maranhão

A mineradora Vale anunciou em comunicado nesta terça-feira que pretende investir US$ 2,9 bilhões na ampliação do porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), para transformá-lo no maior terminal de cargas do país. 

Segundo a nota, o projeto busca aumentar a capacidade de embarque para 150 milhões de toneladas de cargas em 2012.
A Vale exportou no ano passado 99,1 milhões de toneladas de a partir deste porto, o único do Brasil com capacidade operacional e estrutura suficiente para atender grandes cargueiros como o Berge Stahl, maior embarcação de grãos do mundo. 

O desembolso anunciado nesta terça-feira será dirigido principalmente à construção de um novo píer, destinado a receber grandes navios com capacidade de transporte de 150 mil a 400 mil toneladas.
A Vale também pretende estender as operações do terminal à exportação de soja e milho.
O investimento contempla ainda a duplicação da Estrada de Ferro Carajás, cujos 115 quilômetros ligam o porto a Carajás, maior mina de ferro do mundo, localizada no Pará. 

A empresa também informou que foi concluído nesta terça-feira o primeiro carregamento do navio Vale Brasil, maior embarcação do mundo destinado ao transporte de minérios, com 362 metros de comprimento e capacidade máxima de 400 mil toneladas. 

O Vale Brasil é o primeiro navio, de um pedido de sete cargueiros de minerais, que a empresa encomendou aos estaleiros coreanos Daewoo, avaliados ao todo em US$ 748 milhões.
O primeiro carregamento do Vale Brasil está formado por 391 mil toneladas de minério de ferro, que serão exportadas à China, segundo a nota. 

(FOLHA.com)

Sem-terra permanecem na sede do Incra em Marabá

Entrou no 16º dia ontem a ocupação da sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Marabá por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os sem-terra começaram a montar acampamento na área no dia 7 e desde então, aumentou consideravelmente o número de pessoas no local. Atualmente, cerca de 1,2 mil famílias estão acampadas nas dependências do Incra, em redes e barracas montadas ao redor de toda a extensão do conjunto de prédios da Superintendência da autarquia, incluindo uma área pertencente à Polícia Federal, que ainda não se manifestou sobre o caso. Apesar da ocupação, as atividades do órgão fundiário não estão paralisadas.

Os sem-terra exigem a desapropriação de 10 áreas onde mais de 4 mil famílias ligadas ao MST estão acampadas à espera de assentamento na região. Alguns desses acampamentos já existem há mais de cinco anos. De acordo com Tito Moura, da Coordenação Nacional do MST, o superintendente do Incra em Marabá, Luís Bonetti, viajou a Brasília levando em mãos a pauta de reivindicações do movimento, mas voltou da capital federal sem nenhuma resposta positiva para o movimento. 'O superintendente disse apenas que estão organizando uma comissão em Brasília para vir aqui ouvir o movimento, o que até agora não aconteceu', lamenta.

Diante disso, segundo Tito Moura, a intenção é aumentar ainda mais o número de famílias acampadas no local. 'Nossa tarefa é trazer para cá 90% das famílias que hoje estão acampadas no sul e sudeste do Pará, aguardando por um pedaço de terra', confirma. Ao todo, existem cerca de 12 mil famílias acampadas nos 39 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional do Incra em Marabá. E a meta do instituto para este ano é assentar apenas 1,5 mil famílias.
(PORTAL ORM)

Dilma quer investigação na morte de extrativistas

A presidente Dilma Rousseff determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que acionasse de imediato a Polícia Federal (PF) para investigar a morte dos extrativistas paraenses João Cláudio Ribeiro da Silva e sua mulher, Maria do Espírito Santo. Eles foram mortos na manhã de hoje em uma estrada vicinal que leva ao projeto de assentamento extrativista Praia Alta Pirandeira, localizado em Nova Ipixuna, Pará.

Em nota oficial, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que informou à presidente Dilma que recebeu a denúncia do assassinato de dois líderes do Conselho Nacional dos Seringueiros no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, e que, há tempos, os dois vinham denunciando o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que se reuniu com a presidente Dilma, no Planalto, para discutir Código Florestal, comentou que a flexibilização das regras ambientais vão deixar desamparados líderes ambientais como esses que têm a lei como instrumento de luta. Marina lembrou ainda que esses líderes trabalhavam contra o desmatamento no Pará e sucederam a irmã Dorothy no combate aos crimes ambientais na região. 
(AE)

Deputado estadual não pode questionar plebiscito

A ministra Ellen Gracie extinguiu o Mandado de Segurança no qual o deputado estadual paraense Celso Sabino questionava, no Supremo Tribunal Federal, o plebiscito para divisão do estado do Pará. Para ela, o parlamentar não é parte legítima para o pleito. Esse papel deve ser exercido apenas por senador e deputado federal, segundo a ministra.
Ela lembrou que, no Brasil, não existe o chamado controle judicial preventivo de constitucionalidade de lei. “Não é, assim, em princípio, admissível o exame, por esta Corte, de projetos de lei ou mesmo de propostas de emenda constitucional, para pronunciamento prévio sobre sua validade”, disse.
Sabino contestava a consulta popular que prevê a criação de dois novos estados, Tapajós e Carajás. Segundo o parlamentar, a falta de detalhamento técnico da área afetada, nos moldes aprovados pela Câmara dos Deputados, não permitiria que a população atingida pudesse aferir a viabilidade e as repercussões políticas, econômicas e sociais inerentes à criação de uma nova unidade federada. O deputado estadual também argumentou que seria de interesse de toda população do Pará se manifestar sobre a proposta de desmembramento.
(ZEDUDU)
Com informações da Assessoria de Comunicação do STF

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Integração agropecuária e floresta pretende recuperar áreas degradadas

Os primeiros resultados do Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) foram apresentados ao secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, durante o Dia de Campo, realizado na última sexta-feira (20), em Paragominas, município do nordeste do Pará. Os primeiros testes para implantação do sistema no Estado foram realizados na fazenda Vitória, localizada no município.  
A tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visa melhorar sementes de milho, soja e arroz, e incentivar o crescimento de espécies florestais nativas e exóticas. O Sistema ILPF com plantio direto recupera áreas de pastagens degradadas por meio da agricultura, de forma sustentável.
O sistema integrado combina duas ou mais atividades, como agricultura, pecuária e floresta, que são plantadas simultaneamente ou em ciclos culturais sucessivos. A escolha do melhor sistema e cultura depende de fatores regionais, climáticos, econômicos e sociais. Essa tecnologia possibilita sustentabilidade ao sistema produtivo, e hoje é o diferencial para a sobrevivência do setor agrícola, tanto na agricultura familiar quanto na empresarial.
A conversão da produção tradicional em Sistema ILPF é uma forma de diversificar a fonte de renda, agregar valor à propriedade e buscar sustentabilidade econômica, ambiental e social. Já o plantio direto é um método que utiliza plantas de cobertura, como o capim, introduzidas no solo ao lado de culturas como milho e eucalipto, servindo como protetor, ao evitar a erosão e perda da qualidade do solo.
Estratégia - Os sistemas de produção baseados na integração vêm se constituindo em estratégia para promover a recuperação de áreas de pastagem degradadas na Amazônia, pois permitem amortização dos custos de implantação, recuperação das pastagens pela comercialização de grãos, conforto térmico aos animais, proteção ao solo e fixação de carbono.
“As boas práticas agropecuárias tiraram o Pará da zona de embargo”, enfatizou Paulo Christo, pesquisador da Embrapa. “Nossa expectativa é fazer desse sistema uma política de governo, e expandir para toda a Região Norte”, explicou. O sistema integrado se paga sozinho, ao entrar em área degradada com agricultura e/ou reflorestamento. Inicialmente, os pesquisadores trabalham com grãos, mas a meta é ampliar para a fruticultura.
Hildegardo Nunes afirmou que o governo do Estado tem interesse no ILPF para a consolidação do programa “Municípios Verdes”, lançado pelo governador Simão Jatene com a proposta de conciliar o desenvolvimento agrícola à sustentabilidade ambiental, por meio de ações de reflorestamento, promoção da agroindústria e da agricultura. “Esse sistema representa de forma organizada a nossa própria natureza, e poderá, sim, se tornar uma política pública. Eu creio no sucesso desse sistema e na sua expansão no Pará”, concluiu Hildegardo Nunes.
Também participaram do Dia de Campo o vice-prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, pecuaristas e estudantes das Universidades Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Estadual do Pará (Uepa).

(Ascom/Sagri)

Torneio de Pesca Esportiva no Lago de Tucuruí começa sexta-feira

Terá início na próxima sexta-feira, 27, às 20 horas, o Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, um evento que faz parte do calendário do turismo paraense e que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, e de várias entidades. São esperadas 75 duplas de participantes. Ano passado, foram 58, a maioria duplas de homens ou mistas. Este ano, apenas uma dupla formada só por mulheres já está inscrita. No domingo, haverá também o Torneio Mirim, com a presença de 100 crianças, 50 delas filhos de ribeirinhos, e uma homenagem às Mães do Lago.

O torneio é um mega evento patrocinado pelo governo do Estado, com apoio de várias instituições, com a coordenação geral da Sepaq, da Aseel Náutica e de várias instituições. As Mães do Lago receberão uma homenagem especial no domingo, enquanto a criançada participará de gincanas, brincadeiras diversas, oficinas e do torneio, também no domingo. A finalidade deste torneio juvenil é para educar à atividade pesqueira, levando em conta a campanha do pesque e solte.

Até esta segunda feira, 23, estavam inscritos pescadores de vários estados, como São Paulo, Goiânia, Rondônia e Distrito Federal, e dezenas de pescadores paraenses. Além do secretário Asdrubal Bentes, já confirmaram presença os prefeitos de Tucuruí, Breu Branco e Jacundá, e o presidente da Paratur, Adenauer Góes.
A abertura oficial do Torneio acontecerá na sexta-feira, às 20 horas, com a apresentação da arbitragem e das autoridades presentes. No sábado, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Eletronorte ministrarão palestras e ações educativas para crianças de várias escolas da região, brincadeiras e oficinas. No entorno do Lago, há estrutura suficiente para os participantes e convidados, com a oferta de barracas e o comércio de artesanato e iguarias. O Lago de Tucuruí fica localizado no Km 11 da BR-422, logo na entrada da Vila Permanente.
Para o secretário de pesca e aquicultura, Asdrubal Bentes, o torneio precisa alcançar maior abrangência, além da relacionada ao setor turístico da região. Este é o propósito do secretário, que tem certeza do apoio do governador Simão Jatene para alcançar este objetivo. O Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí é um instrumento de divulgação do potencial do município para o turismo de pesca esportiva, além de ser a oportunidade de internalizar na consciência de todos, a necessidade de aderir ao movimento do "pesque e solte" .
O torneio vai acontecer no período de 27 a 29 de maio realizado pela Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí (Apelt), sob o patrocínio da própria Associação, da Eletrobrás (Eletronorte), prefeitura de Tucurui, Sema, Paratur, Sistema Floresta de Comunicação, Cine foto Vaz, colonia de pescadores Z-32, de Tucuruí, Odebrecht; Dow corning e Governo do Estado do Pará. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.tortuc.com.br/ e informações através dos telefones 91 3778 4559 - 94 9136 0237 e 91 8163 3329.
Sérgio Noronha - Ascom Sepaq

Caso Alepa: OAB pede punição para os envolvidos

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA) promove uma ampla mobilização popular junto às associações de advogados e de juristas, mas também junto a igrejas de diversos credos, centros comunitários, organizações sindicais, estudantis e de diversas classes trabalhadoras para a 'Caminhada Contra a Corrupção, pela Vida e pela Paz', que será realizada no próximo sábado, 28. A manifestação popular tem como objetivo reagir aos desvios de recursos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

A expectativa é coletar 50 mil assinaturas, inclusive durante a caminhada, para fortalecer o pedido de prisão preventiva e de sequestro de bens de todos os envolvidos nas irregularidades. O pedido será enviado ao Ministério Público do Estado, onde se concentra grande parte das investigações do escândalo. A concentração será às 10 horas da manhã, na praça da Trindade, em frente à sede da OAB. A caminhada seguirá em direção à Assembleia.

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, informou que a ordem está finalizando a elaboração dos pedidos que serão entregues ao MPE, mas, antes, eles serão submetidos à apreciação do Conselho Seccional, na quarta-feira, 25. A OAB-PA vai disponibilizar os pedidos para a coleta de assinaturas na sede da instituição, em algumas entidades e também durante a caminhada. 'Todos os cidadãos poderão assinar, inclusive na sede da OAB, onde os pedidos fiacrão disponíevis para receber assinaturas', disse. As fraudes na Alepa ganharam repercussão nacional. As irregularidades também estão sendo apuradas pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Receita Federal.

Fonte: Jornal O Liberal

Assembleia: em vez da balada, uma noite no templo

Sábado à noite é o dia em que jovens do Brasil inteiro se reúnem para pegar um cinema, bater um papo com os amigos e, principalmente, ir para uma balada. Porém, para uma parte deles, é dia de lembrar das mazelas da humanidade e tentar serem pessoas melhores. É o caso de centenas de jovens que participaram da conferência “Jovens Rumo ao Centenário”, que a igreja Assembleia de Deus promoveu no último sábado, no templo central da igreja em Belém, na avenida Governador José Malcher.
Mas, afinal, o que os leva a um templo religioso justamente em uma fase que costuma ser de rebeldia ao ser humano? Para Júnior Luz, de 26 anos, favorece ter vários amigos que frequentam o templo. “A ideia é de comunhão, até mesmo para trocar experiências sobre coisas que acontecem no dia a dia. A maioria dos meus amigos é daqui, pois frequento o local desde pequeno. É bom para debater temas como a violência física, moral, além de coisas que podem ser um perigo nessa idade, como as drogas”.
Tatiana Rodrigues, de 33 anos, afirmou que já passou todas as fases possíveis frequentando o templo. “Fui criada na igreja. Tem a fase que a gente vem porque os pais mandam, depois vem a outra, que é porque você quer se enturmar. Aí chega uma hora que a gente se entende como identidade cristã”. Hoje, ela afirma que o encontro dos jovens é uma necessidade. “Preciso amar os outros e me sentir amada. E é muito legal saber que podemos mudar a vida de outras pessoas que estão passando por dificuldades. É gratificante, até porque é uma forma de divertimento saudável”, ressaltou.
Amiga de Tatiana, Juliana Marques, de 22 anos, quis frequentar o templo desde os 14 anos. “O que me impulsionou foi a necessidade de buscar algo que eu não encontrava em outros lugares. O legal é que o grupo reflete em outras pessoas que nem são do meio, pois viramos pessoas mais tolerantes”, afirmou. Segundo ela, existem também reuniões informais nas casas de amigos do culto. “É bem legal, pois conversamos abertamente sobre vários assuntos polêmicos nessa idade, como sexo, relacionamento, amizade, drogas...”
A ideia da conferência é difundir temas como evangelismo, cruzadas evangélicas nos bairros e fomentar o encontro de jovens com Cristo. “Para os jovens, nós trabalhamos com moradores de rua, orações, palestras e oficinas”, disse o responsável pela conferência, pastor Kléber Almeida, que atua como coordenador da Missão Jovem da Assembleia de Deus.
A conferência iniciou às 19h e teve como atrativo a mais a participação de uma banda gospel. O evento também faz parte da programação do centenário de fundação da Assembleia de Deus no Pará. Faltando menos de duas semanas para a celebração, a igreja-mãe espera receber pessoas de todas as partes do mundo.
CENTENÁRIO
O ponto alto das comemorações ocorrerá entre os dias 16 a 18 de junho, com eventos no Hangar Centro de Convenções, de dia, e no Mangueirão, à noite. Nos três dias, haverá cultos especiais com o evangelista Reinhard Bonnke, a missionária Helena Raquel e o pastor Silas Malafaia, além de pregadores nacionais e internacionais.
(Diário do Pará)

domingo, 22 de maio de 2011

Governadores propõem união para vencer os desafios da Amazônia

A reunião dos governadores da Amazônia Legal terminou com o consenso de fortalecer a unidade entre os Estados da região. Os chefes do Poder Executivo dos Estados participantes decidiram se unir para vencer os principais obstáculos da região no que diz respeito à mudança do padrão atual de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e, ainda, as dificuldades de infraestrutura da região.
Para o governador Simão Jatene, a receptividade dos governadores ao encontro coordenado pelo Governo do Pará demonstra que a intenção de provocar a união dos Estados da Amazônia Legal deu certo. “Nossas chances de efetivamente colocar a Amazônia não apenas a reboque do processo nacional mas a certo modo como protagonista, vem da capacidade de nos articular e superar as divergências. É hipocrisia dizer que as divergências não existem, mas elas não necessariamente devem nos levar à divisão. Acho que é possível construir um fio de solidariedade”, destacou.
Em relação ao FPE, os governadores decidiram que os secretários de Fazenda deverão estudar projetos que possam ser benéficos para os Estados. “Foi considerada inconstitucional, por decisão do Supremo Tribunal federal, o padrão de distribuição do Fundo de Participação dos Estados. Esse padrão vai permanecer até dezembro do ano que vem e depois mudar”, explicou Jatene, ressaltando que isso pode ser crítico para os estados amazônicos. Segundo ele, já existem manifestações de várias regiões e Estados para quebrar o preceito de que 85% do FPE seja destinado para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Ficou definido na reunião que o secretário da Fazenda do Pará, José Tostes vai coordenar os encontros dos secretários. O vice-governador do Amazonas, José Melo, ofereceu Manaus como sede da primeira reunião de secretários para tratar do assunto. Ficou definido ainda que os secretários de Planejamento dos estados reúnam-se no Maranhão, também como oferecimento do vice-governador Washington Oliveira. Os secretários de Planejamento vão discutir as questões de logística, infraestrutura, pontos de estrangulamentos e buscar a adesão de toda a bancada federal da Amazônia na aprovação de projetos que beneficiem a região.
Para Jatene, a diferenciação interna – decorrente do modelo de ocupação da Amazônia – existente entre os Estados amazônicos pode prejudicar a unidade da região caso seja aprovado algum padrão de distribuição do Fundo de Participação dos Estados que não leve em conta essa diferenciação. “Dependendo dos critérios pode prejudicar alguns e beneficiar outros. Não temos densidade política separados mas juntos somos um terço do Senado”, frisou o governador.
“Só tem uma forma de a Amazônia contribuir para o desenvolvimento brasileiro é com seu próprio desenvolvimento. Na verdade, atendemos as demandas nacionais e a população local acaba sendo penalizada. Uma região que tem sua gente penalizada por sua riqueza é algo terrível”, concluiu Simão Jatene.
(Janise Abud - Secom)

Navegapará vai criar anéis de fibra óptica no interior do Estado

Representantes do governo do Estado e de instituições de ensino e pesquisa estiveram reunidos entre os dias 18 e 20 de junho para discutir a adesão a expansão do Navegapará em relação às novas redes metropolitanas de fibra óptica que serão feitas nos municípios de Castanhal, Marabá, Altamira e Santarém. O objetivo é criar anéis de fibra óptica nessas cidades, levando maior qualidade do sinal ao interior, que será servido dentro dos mesmos padrões da capital.
A partir da implantação do anel, não haverá mais perdas de sinal e os usuários passarão a contar com uma internet mais rápida, o que propiciará o uso de aplicações de última geração capazes de fornecer diversos serviços à sociedade como telemedicina, Ensino à Distancia (EAD), videoconferência, internet banda larga, telefonia sobre internet, entre outros, disponíveis até então em Belém.
“A rede metropolitana em fibra óptica é uma infraestrutura de telecomunicações extremamente importante para essas cidades, pois, através dela, conseguimos estabelecer a comunicação entre os órgãos e com a internet, de forma muito mais confiável, melhor velocidade e uma banda muito maior”, explica a coordenadora do Navegapará na Empresa de Processamento de Dados (Prodepa), Leila Daher.

(Raphael Freire – Sedect)

sábado, 21 de maio de 2011

Projetos minerários fortalecem a economia de Curionópolis afirma diretor da Colossus

 Darci Lindenmayer; diretor da Empresa Colossus

“Tudo que foi discutido e prometido para a Coomigasp está sendo cumprido”. A declaração foi feita pelo diretor da empresa Colossus, Darci Lindenmayer, ao destacar que o cronograma das obras na Nova Mina de Serra Pelada está dentro do prazo estabelecido na planta do projeto.Darci disse que a chegada da Colossus e de outras empresas de mineração à  Curionópolis tem mudado a economia da região. “Não só o nosso projeto, como também os projetos da Vale e da Serra Leste, têm trazido desenvolvimento muito grande  à vila de Serra Pelada e para o município de Curionópolis”, frisou.O diretor da Colossus destacou ainda os benefícios que estão chegando na vila de Serra Pelada. “Só para se ter uma ideia, dos 700 funcionários do projeto, a maioria é residente na vila de Serra Pelada. E hoje já vemos melhorias na vila com a abertura de novos bares, restaurantes, lojas de confecção  e supermercados. Portanto, hoje, a vila de Serra Pelada tem uma fisionomia bem diferente da que ela tinha há dois anos atrás”, afirmou.A empresa Colossus, de origem canadense, fez parceria com a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada  (Coomigasp) para exploração mecanizada de ouro, platina e paládio no antigo garimpo. Serão investidos no projeto R$ 220 milhões.Novos equipamentos recém-chegados já estão em atividade: dois caminhões betoneiras tornados e um caminhão alfa 20 responsável pela projeção de concreto no teto do túnel no interior da mina. Além desses modernos equipamentos, o projeto acaba de receber um moinho de bolas, que é responsável pela diminuição do material proveniente da mina e pelo seu preparo para as próximas etapas de concentração.
(Texto: Lima Rodrigues)

Encontro de jovens é destaque em Centenário

Michelle Nascimento é uma das atrações do evento (Foto: Divulgação)
“Jovens Rumo ao Centenário” é o título da Conferência que a igreja Assembleia de Deus promove neste sábado, 21, no Templo Central da igreja em Belém. A ideia é difundir temas como evangelismo, cruzadas evangélicas nos bairros e fomentar o encontro de jovens com Cristo.
“O evento tem um papel fundamental na condução dos estudos dos jovens”, diz o responsável pela conferência, pastor Kléber Almeida, que atua como coordenador da Missão Jovem da Assembleia de Deus. A conferência inicia às 19h e terá como atrativo a mais a participação da cantora gospel carioca Michelle Nascimento. Com três CDs gravados em seis anos de carreira, Michelle destacou-se no cenário gospel com as canções “Toque de fé” e “Chegou o tempo”. Atualmente, é uma das referências na música pentecostal. Em 2006, foi eleita revelação feminina durante a premiação do Troféu Talento.
O evento também faz parte da programação do centenário. Faltando menos de duas semanas para a celebração de aniversario, a igreja-mãe espera receber pessoas de todas as partes do mundo.
Uma extensa programação vai ser promovida em Belém, reunindo, na avaliação da própria igreja, cerca de 300 mil pessoas no total. O ponto alto das comemorações ocorrerá entre os dias 16 a 18 de junho, com a concentração dos eventos sendo o Centro de Convenções, de dia, e o Mangueirão, à noite. Nos três dias, haverá cultos especiais com o evangelista Reinhard Bonnke, a missionária Helena Raquel e o pastor Silas Malafaia, além de pregadores nacionais e internacionais.
A Assembleia de Deus no Ministério do Utinga homenageou o governador Simão Jatene e o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, com comendas referentes ao centenário da congregação no Brasil. A distinção é um reconhecimento pelo trabalho de quem contribuiu para o crescimento da igreja. A homenagem é uma iniciativa da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e outros (Ceader), que possui extensão no Pará e é a segunda maior convenção da doutrina no país. 
(Diário do Pará)

Vereadora se acorrenta em Ourilândia do Norte

Na manhã desta sexta-feira (20), a vereadora Zulene dos Santos (PSDB) se acorrentou a uma cadeira do plenário da Câmara Municipal de Ourilândia do Norte no sul do estado, a 1.200 quilômetros de Belém.
Segundo a vereadora, a atitude era um protesto contra a acusação de falta de decoro parlamentar que sofreu: “Eles estão fazendo isso porque quis saber da situação financeira da câmara”, explicou a vereadora, que pode ter o mandato suspenso após advertência escrita.
Desde 2009, a parlamentar denuncia supostas irregularidades praticadas por um grupo de vereadores, entre os quais José Barreira Borges, atual presidente do poder legislativo municipal. Dentre as denúncias, os sete parlamentares estão sendo acusados de se apropriar de salários de servidores e realizar pagamentos indevidos como a aquisição de combustível em um período em que a Câmara sequer possuía veículo oficial. Renivaldo Martins Nunes, Natalino Rosário, Raimundo Paulinho (Paulinho do PT), Reginaldo Alves de Souza e Joel Pereira da Silva seriam os demais supostamente envolvidos em atos de corrupção.
Zulene dos Santos já levou o caso à justiça, polícia federal e área de segurança pública do estado. Ela se acorrentou por volta das 9h30 e assim ficou até aproximadamente às 14h30. O protesto isolado da vereadora chamou dezenas de populares para o plenário, que apoiaram a atitude de Zulene e acabou por provocar a retirada do grupo de parlamentares.
(DOL)

Presidente da Vale prega continuidade

O novo presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse nesta sexta-feira (20), logo após tomar posse no cargo, que estão mantidos o orçamento da empresa para 2011, de US$ 24 bilhões, e também seu planejamento estratégico. “Não deve haver nenhuma dúvida sobre a continuidade”, afirmou Murilo Ferreira, acrescentando que a decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da mineradora. A entrevista coletiva foi realizada na sede da Vale, no Rio de Janeiro, e pôde ser acompanhada por webcast, em português e inglês, no Brasil e no exterior.
Murilo Ferreira disse que a Vale pretende manter com o governo um relacionamento “aberto, franco e construtivo” e descartou a possibilidade de mudanças no seu plano de investimentos. “A Vale não faz mudanças significativas de um ano para o outro no seu planejamento estratégico. No máximo, nós fazemos refinamentos, alguns ajustes pontuais”, acrescentou.
O novo presidente da mineradora, que assumiu o lugar ocupado durante dez anos por Roger Agnelli, garantiu que a empresa entende como necessária a construção da siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa), projetada para o distrito industrial de Marabá. Ele disse que a empresa realizou todos os estudos relativos ao projeto, que será submetido ainda este ano ao Conselho de Administração. Acrescentou Murilo Ferreira que as obras de terraplenagem em Marabá já estão em fase final e que a siderúrgica terá sua produção voltada para a própria região, que segundo ele está experimentando um grande crescimento.
Ferreira observou que já existem investidores locais interessados numa indústria de laminação para demonstrar que há, da parte da Vale, o propósito de dar continuidade ao empreendimento, considerando-se desde já como certo o aparecimento de investidores interessados em participar também do projeto. Para ele, deve acontecer com a Alpa, no Pará, o que já está acontecendo com a siderúrgica em fase de instalação em Pecém, no Ceará, empreendimento para o qual já existem investidores externos interessados em se associar à Vale.
MESMA DIRETORIA
Num aparente recado destinado a tranquilizar os investidores, acionistas e o próprio corpo de empregados da empresa - que hoje tem 119 mil pessoas, dentro e fora do Brasil -, Murilo Ferreira disse que encaminhará correspondência ao Conselho de Administração da Vale na próxima segunda-feira, propondo a permanência da atual diretoria executiva. “Eu acredito fortemente no trabalho de equipe e pretendo fazer na empresa um ambiente construtivo”.
A única mudança no corpo diretivo da mineradora, já anunciada, aliás, com bastante antecedência, vai acontecer na Diretoria de Recursos Humanos e Serviços Compartilhados. Com a saída da diretora Carla Grasso, executiva da absoluta confiança do ex-presidente Roger Agnelli, vai assumir Vânia Somavilla, que hoje ocupa na Vale o cargo de diretora de Sustentabilidade. 
(Diário do Pará)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abertura da CONEMAD Pará 2011

II Congresso de Senhores da USEADEM-PA
de 19 a 22 de Maio 2011 em Curionópolis - Pa



Fotos: Charlles Mendes

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Assembleia de Deus Ministerio de Madureira realiza o CONEMAD 2011 em Curionópolis - PA

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministerio de Madureira de Curionópolis realizará nos dias 19 a 22 de maio de 2011 o CONEMAD – PA (Convenção Estadual das Assembleias de Deus Madureira) e o II Congresso de Senhores de USEADEM – PA (União dos Senhores da Assembleia de Deus Madureira) que terá como tema: “Preparando homens para liderar – II Timóteo 2:15”.
O mesmo também terá como atrações principais os cantores Gerson Rufino e Cristina Oliveira. O evento contará com participações de caravanas evangélicas de cidades vizinhas como Parauapebas, Eldorados dos Carajás, Canaã dos Carajás e etc.
O local do evento é no Centro de Eventos da Madureira de Curionópolis.
Mais informações no telefones: (0**94) 9144-4758 – 9173-6096/e-mail: edylimah@gmail.com ou ainda no blog da mesma: 30gospel.blogsport.com