Magazine

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novas placas obrigatórias pelo Denatran custam o dobro das atuais

A partir de 1º de janeiro do ano que vem, veículos novos (incluindo carros, motos e motonetas) ou transferidos precisam, obrigatoriamente, ter placas com película refletiva para facilitar a fiscalização, à noite, e dar mais segurança, pelo dispositivo para visualização rápida. A obrigatoriedade está na resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito. As placas refletivas custam o dobro ou mais que as comuns e a troca requer vistoria e novo lacre. Além da película refletora, as placas de motos serão maiores para facilitar a visualização. Pelas ruas da Região Metropolitana de Belém já se vê muitos veículos com o novo modelo de placa, mas é preciso tomar cuidado com materiais não autorizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), meramente estéticos.

O gerente de vistorias do Detran-PA, Antônio Thomaz, destaca que a cobrança pelo novo dispositivo começará na vistoria do veículo. No ato de transferências de município, em caso de compra ou troca, também será necessário fazer a mudança. Ainda não foi definido um prazo para mudança geral, mas isso deve ocorrer em mais uma resolução do Contran. É possível fazer a mudança voluntariamente, mas é preciso pagar pela placa. 'É preciso ficar atento a lojas não autorizadas e que vendem películas não refletivas. As películas autorizadas têm identificação do Denatran. O novo padrão é mais bonito e facilita a fiscalização, principalmente à noite, e dá segurança porque é mais um dispositivo para ver o veículo que está na frente', informou Thomaz.

O serigrafista Eden Santiago trabalha numa fabricante de placas, onde a resolução do Contran está fixada à porta da oficina e os funcionários já estão cientes da mudança. Ele informa que a média de preços de uma placa comum é R$ 40. O novo padrão custará o dobro, podendo chegar a R$ 100, dependendo da empresa, apesar de os preços serem tabelados. 'A demanda da placa antiga caiu muito. O pessoal já sabe e está comprando mais da refletiva, principalmente as concessionárias. Essas novas placas são melhores e refletem tanto no claro quanto no escuro, mesmo distante. As refletivas de motos já saem com frequência há uns dois anos, obedecendo a lei, e agora em janeiro serão maiores. Dos táxis já era obrigatória desde o ano passado', lembrou Eden.



(O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário